Governo do Estado irá investir R$ 300 Mil na Maria Fumaça


A locomotiva a vapor Baldwin, fabricada em 1910, voltará à ativa até o fim deste ano. A Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro (Setur) anunciou que vai investir R$300 mil para reativar um trecho do percurso ferroviário da Estrada Real, e o projeto prevê também a recuperação da centenária maria-fumaça, que se encontra, atualmente, estacionada num galpão da cidade de Paraíba do Sul, no Sul Fluminense.
- Já passou da hora de recuperarmos este patrimônio. O projeto vai incrementar o turismo ferroviário no estado e, principalmente, fomentar e desenvolver a atividade turística do interior - comemora o chefe de gabinete da Setur e coordenador-geral de convênios, Marcos Pereira.
O trecho reativado será, a princípio, de 14 quilômetros da estação localizada no Centro de Paraíba do Sul até o quarto distrito do município, na Estação Cavaru.
A locomotiva tem três vagões com capacidade para 60 passageiros. O processo de restauração inclui a reforma total dos vagões, incluindo a troca do sistema de freio, a adaptação de frigobar, a instalação de novos bancos e um espaço para portadores de necessidades especiais.
A cidade de Paraíba do Sul faz divisa com o estado de Minas Gerais. A concessão desse trecho do trem na Estrada Real ficará sob a responsabilidade da empresa Tocaia Turismo. Segundo Pereira, outras ações serão desenvolvidas para o município, entre elas a capacitação de mão de obra e sinalização turística:
 - A Associação Brasileira de Operadores de Trens Turísticos e Culturais e o Sebrae Nacional já estão colaborando com a capacitação das 20 microempresas que ficam no entorno do percurso do trem.

Nenhum comentário: