Paraíba do Sul e cidades vizinhas são escolhidas para receber delegações das olimpíadas 2016.

Governador Sérgio Cabral (PMDB)

O governador Sérgio Cabral participou, na manhã desta segunda-feira (23/5), no auditório da Escola Naval, da reunião organizada pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016 com os representantes das instalações pré-selecionadas após a primeira fase do processo de cadastramento e seleção de locais de treinamento pré-jogos. Esta agenda é a mais importante já realizada em função dos Jogos Olímpicos depois da escolha do Rio para sede das Olimpíadas de 2016, em Copenhague, em outubro de 2009.
Ao todo, foram pré-selecionadas 355 instalações de 150 municípios de 22 estados das cinco regiões do Brasil. Do Estado do Rio foram selecionados 86 equipamentos esportivos de 34 municípios: Angra dos Reis, Araruama, Armação de Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Cachoeiras de Macacu, Campos, Comendador Levy Gasparian, Duas Barras, Itaboraí, Italva, Itaperuna, Itatiaia, Macaé, Macuco, Maricá, Mendes, Miguel Pereira, Niterói, Nova Iguaçu, Paraíba do Sul, Petrópolis, Pinheiral, Porto Real, Queimados, Resende, Rio, São João da Barra, São Pedro da Aldeia,Saquarema, Tanguá, Teresópolis, Três Rios e Volta Redonda.
O governador ressaltou, em seu discurso, a importância dos benefícios que a escolha de uma das cidades candidatas trará para a respectiva população, legado que, segundo ele, era exatamente um dos pontos fortes da proposta brasileira junto ao Comitê Olímpico Internacional (COI) na disputa com Chicago, Madri e Tóquio, como ressaltou, ao se dirigir aos representantes dos lugares pré-selecionados.
– As cidades de vocês poderão dizer: “Nós recebemos equipes olímpicas, nós participamos da preparação para os Jogos Olímpicos e deixamos para as nossas cidades um legado, equipamentos esportivos de qualidade para que a nossa cidade usufrua deles”. Há também ainda o que poderá vir a partir da vitória conquistada para uma cidade como anfitriã de uma determinada delegação, de uma determinada modalidade esportiva: benefícios na área ambiental, na área social, na área de mobilidade urbana – destacou o governador.
O processo para cadastramento e seleção de locais de treinamento pré-jogos vai identificar instalações esportivas que atendam aos requisitos técnicos e recomendações das federações internacionais para que os Comitês Olímpicos e Paraolímpicos Nacio-nais possam trazer seus atletas para o país-sede antes dos Jogos, visando à concentração e ao aperfeiçoamento do treinamento e sua aclimatação às condições locais.
O trabalho agora será acompanhar o desenvolvimento do projeto de cada uma das cidades pré-selecionadas. Segundo a secretária de Esportes e Lazer, Márcia Lins, o Comitê Organizador e os governos federal e estadual darão todo o suporte para que as cidades possam se adequar à conquista da condição de anfitriã de alguma delegação olímpica ou paraolímpica.
– No caso específico do Estado do Rio o desafio é maior, pois temos de dar oportunidades a todos os municípios fluminenses e fazer a preparação dos Jogos Olímpicos propriamente dito, o que é uma tarefa bem árdua, mas cujos resultados, tenho certeza, levarão o Rio e o país a se tornarem potências olímpicas, além dos benefícios diretos e indiretos que serão obtidos, inclusive os legados intangíveis, os mais importantes – previu Márcia Lins.

Fonte:Blog do Aldeir – www.aldeirfelixhonorato.blogspot.com

2 comentários:

Anônimo disse...

Estamos Juntos Cabral!

Equipe Paraíba do Sul Online disse...

Obrigado pela visita!