Igreja Matriz de Santo Antônio completa 150 anos de existência.

             A Igreja Matriz de Santo Antônio da Encruzilhada dos Pobres do Lucas completou semana passada 150 anos de existência.
       A Igreja foi construída no ano de 1872 e está localizada no bairro Vila Salutaris. Segundo a tradição local a devoção a Santo Antônio vem do sepultamento improvisado do "menino Antônio", na Várzea, fronteira ao cemitério Vila Salutaris, vitimado pela varíola no ano de 1836. Os moradores da cidade, temerosos do contágio da doença, impediram a travessia do pequeno corpo que seria levado ao cemitério do morro da Alameda Paraíba. Sendo assim, tomaram o rumo em direção ao longínquo cemitério da Várzea. Surgiu então a idéia de sepultá-lo junto ao caminho. Na cruz do sepulcro, nasceu à devoção a Santo Antônio dos Pobres da Encruzilhada do Lucas. A paróquia criada em 1855, deu-se o início da construção da igreja, concluída em 1872. Fachada simplória, com quatro colunas em cantaria, porta de acesso arqueada e sete janelas frontais.

3 comentários:

Jorge Careca Barbosa disse...

Amigos do portal paraíbadoulonline.
Quero fazer aqui uma correção no post, sem nenhuma pretensão, aliás, não precisa publicar o comentário, apenas corrigir dois erros no texto: O primeiro é em relação à localização do cemitério; que nunca foi no Rosário, e sim no morro onde hoje fica a Alameda Paraíba, de frente para a Praça marques de São João marcos.
Local da antiga capela, do cemitério e da casa de Garcia Paes, fundador da cidade.
A segunda é em relação à data do termino da construção da igreja, que é de 1852, e não de 1872; como descrito na postagem.
Na verdade, às obras de ampliação sim, foram terminadas em 18 de agosto de 1861
Não me leve a mal, mas acho que se tratando de um blogg conceituado como o de vocês, devemos preservar o conteúdo, de modo a informar com certidão.
Em tempo, devo exclarecer-me sobre a missa celebrada na ultima sema em comemoração aos 150 anos. A historia conta diferente!
Abraços a todos!

Equipe Paraíba do Sul Online disse...

Querido amigo Jorge Cássio, muito obrigado pelo conselho.
Forte abraço.

Anônimo disse...

Não querendo ser inconveniente, mas o espaço aqui permite tal inserção, comunico aos interessados que o ex-Prefeito Rogério Onofre vai lançar sua esposa Daise como candidata a Prefeita em Paraiba do Sul e o seu vice, será o Sr. Charles, engenheiro elétrico e empresário na Cidade.

Darei maiores informações, a propósito sugiro a blog que investigue tal informação.