Concurso público ou indicação política?

Em Paraíba do Sul o cargo de funcionário público é muito disputado, principalmente quando se trata de uma vaga na prefeitura municipal.

O programa de rádio já extinto, “Alô Marcinho”, fez questão de discutir um tema polêmico, que levou entrevistados e ouvintes a falarem ao vivo e darem suas opiniões a respeito das formas de serem empregados na Prefeitura Municipal.

Nossa equipe levou uma semana para realizar a matéria. A direção do blog fez questão de passar por cinco formulações feitas por cincos integrantes, que deram suas opiniões sobre as formas de contratações que ocorrem no Brasil: A INDICAÇÃO DE POLÍTICA E O CONCURSO PÚBLICO.

Em uma série de discussões chegamos à seguinte conclusão: OS DOIS MÉTODOS TÊM PONTOS FAVORÁVEIS E DESFAVORÁVEIS.

Quando uma pessoa é contratada, aparentemente, dá mais valor ao seu trabalho, pois teme perdê-lo. A indicação tem outro ponto favorável: pode ser substituído facilmente se não realizar um trabalho com dignidade e determinação. Os pontos negativos podem ser vários, depende do ponto de vista de cada pessoa. A indicação política pode empregar alguém desqualificado e favorecer ou desfavorecer, corruptamente, algum empregado.

O concurso público pode ser uma maneira com pontos favoráveis. Um ponto desfavorável é a falta de prática. Vamos supor que: Um cargo de... Por exemplo, de merendeira. Na maioria das vezes os contratados realizam um trabalho melhor que os concursados, pois tem prática e não fizeram uso do conhecimento realizando provas. O ponto favorável do concurso público é que mostra, através das provas, a capacitação da pessoa.

Comente está matéria. Você é a favor da indicação política ou do concurso público?

Nenhum comentário: