Corrupção não é só crime. É também doença sem cura. Saiba identificar um político corrupto.



Outra análise, esta na área de personalidade, diz que corrupção não é só crime. É doença também. Chama-se Transtorno de Personalidade Antissocial e pode ser diagnosticada. Não tem cura, mas pode até ser percebida pelo eleitor mais atento.

Segundo a psiquiatra Hilda Morana, coordenadora do departamento de Ética e Psiquiatria Legal da Associação Brasileira de Psiquiatria, os corruptos têm um "defeito" nas áreas suborbitárias do cérebro, responsáveis pela formação do senso ético: - A corrupção é classificada como uma doença, um tipo de transtorno de personalidade.
Prefiro tratar como um defeito de caráter, que é congênito. O corrupto não teve uma das áreas do cérebro bem formada. É essa área que leva a pessoa a gostar, a respeitar e a não ultrapassar o limite do outro - diz a psiquiatra, que atua na área forense.
De acordo com ela, os corruptos não sentem sequer vergonha ao roubar o dinheiro que é destinado ao bem comum: - Eles não se envergonham, não se preocupam como aqueles que têm caráter. Inventam motivos, são mentirosos contumazes. Inventam até compras de panetones no Natal.
A psiquiatra lembra que nem sempre os corruptos estão no mundo político: - São pessoas que têm uma desconsideração profunda pelos outros, mesmo que disfarcem. Elas têm plena consciência, mas não sentem consideração. E há vários graus de transtorno, um espectro de manifestações. Às vezes, o grau é tão alto que chega à sociopatia.
De acordo com a psiquiatra, o comportamento dos corruptos não está relacionado à criação ou à educação: - Quando a pessoa nasce assim, tanto faz os pais baterem ou darem beijinhos. É congênito e, muitas vezes, genético. Mas há famílias onde há mais casos, outras menos.
Para detectar o transtorno, a psiquiatra ensina: - Quando alguém te tratar bem demais, querendo saber tudo sobre você, desconfie. Se você não ficar atento, essa pessoa voltará para golpeá-lo.
Os corruptos políticos, segundo a psiquiatra, são genéricos, ou seja, não conseguem se aprofundar nos problemas reais da sociedade. Geralmente têm soluções prontas para tudo e fazem suas campanhas atacando o adversário, em vez de se aprofundar nos próprios projetos.
- Para detectar um corrupto nas eleições, é preciso analisar com profundidade a consistência de suas promessas e suas atitudes. Quando um político tiver uma solução fácil para tudo, desconfie. Os políticos éticos pesquisam com profundidade, se envolvem com os problemas sociais e não passam o tempo atacando os adversários, porque têm propostas.

3 comentários:

Anônimo disse...

Vê se dessa vez vocês permaneçam com o blog. Não adianta fazer um monte de matérias apologéticas ao governo e esconder os fatos, ou sair de cena quando o bicho está pegando.
O blog até que é legal, mas puxa muito o saco e não enxerga defeitos na administração.
Outra coisa. Sejamos mais imparciais na questão política, as vezes, precisamos criticar.

Anônimo disse...

Vê se dessa vez vocês permaneçam com o blog. Não adianta fazer um monte de matérias apologéticas ao governo e esconder os fatos, ou sair de cena quando o bicho está pegando.
O blog até que é legal, mas puxa muito o saco e não enxerga defeitos na administração.
Outra coisa. Sejamos mais imparciais na questão política, as vezes, precisamos criticar.

Equipe Paraíba do Sul Online disse...

Querido Anônimo.
Adoramos seu comentário e realmente concordamos com tudo. O que desanimou na nossa última pausa foi à falta de integrantes ao blog e dificuldades na redação das matérias, que inclusive estava sendo muito criticada. Não sei se você percebeu mais Paraíba do Sul está sem notícias, tanto é que os outros blogs, como, Juventude Ativa, Amo Paraíba do Sul e Chicote do Povo estão fazendo atualizações mensalmente ou semanalmente.
Só não fazemos criticas a administração do governo porque isso pode prejudicar nossos integrantes e os grupos civis que nosso blog apóia.
Obrigado pelo comentário e gostaria muito que você passasse a nos acompanhar.

Feliz Ano Novo.