Jardim Velho: um belo local para curtir os fins de semana.

Foto: André Salgueiro.
A Praça Marquês de São João Marcos é um dos pontos turísticos mais “badalados” e bem preservados da cidade de Paraíba do Sul, no interior do estado do Rio.
         Embora seja bela e tenha vários quiosques e bares, alguns problemas transformam-na em um grave cenário de desrespeito moral e de imprudência. Não é de hoje que o nosso portal vem denunciando as madrugadas abandonadas no local, que está se transformando em uma espécie de motel gratuito. Isso mesmo, já noticiamos mais de uma vez neste portal que jovens e, até mesmo, adultos estão fazendo seus gestos íntimos em plena praça pública. E, por incrível que pareça, o local não tem a atenção de um guarda municipal durante o horário noturno.
         Pois bem, deixemos os problemas de lado e falemos sobre a beleza dessa histórica praça. Primeiro núcleo de povoamento do município, nas margens do rio Paraíba do Sul, terra dos índios Puri. Garcia Rodrigues Paes, que abrindo o “Caminho Novo” das Minas Gerais para o porto do Rio de Janeiro, fez ai o seu “pouso”.
Em 1715, Garcia edificou no local uma capela em louvor a Nossa Senhora da Conceição da Santa Virgem e dos Apóstolos São Pedro e São Paulo.
O coreto, tombado pelo Instituto Estadual de Patrimônio Cultural – INEPAC, sob o processo de nº E-18/300. 288/85, tombamento provisório de 16/12/1985, localiza-se no centro da grande praça, com paisagismo típico do segundo reinado, assinalado pelos renques de 60 palmeiras imperiais, plantadas em novembro de 1868, colocadas em fileiras em formato de cruz. O coreto de refinada execução foi construído por Francisco Ferreira Ribeiro, o “Chico do Sossego”, no início do século XX, com base de pedra sextavada e cobertura metálica com lambrequim sustentada por seis pilares que apóiam o gradil de ferro, trabalho detalhado do ferreiro Augusto Batista Ferreira. Era o local de antigas retretas, onde havia apresentações de bandas musicais da cidade.
A praça teve anteriormente outros nomes: Largo das Palmeiras, Jardim Municipal e Praça Marques de São João Marcos, em homenagem a família Paes Leme.O jardim de influência do romantismo inglês proporciona a sensação de integração à natureza, com seus canteiros, espelhos d’água, repuxos, fontes e aconchegante bosque.
         Um belíssimo espaço para passar as noites e o fim de semana: JARDIM VELHO. Não deixe de conhecê-lo.

Texto: Com informações do Site Oficial de Paraíba do Sul.
Foto: Exclusiva Blog Paraíba do Sul On-Line.
Produção: André Salgueiro

Nenhum comentário: