Maria Fumaça volta a circular em Paraíba do Sul


Um trecho da ferrovia da Estrada Real poderá ser reativado com a restauração da locomotiva a vapor, em Paraíba do Sul, na região Sul do Estado do Rio. O projeto, que foi apresentado à Secretaria de Estado de Turismo, prevê a reforma da locomotiva à vapor Baldwin, fabricada em 1910, e o volta dela para os trilhos.
A maria-fumaça tem capacidade para 16 pessoas sentadas e está parada em um galpão. Este vai ser o primeiro trem a vapor restaurado a funcionar no Estado do Rio de Janeiro.
O trecho recuperado vai ser de 14 km, ligando a estação no centro de Paraíba do Sul até o 4º distrito do município, Estação Cavarú.
O chefe de Gabinete da Secretaria de Turismo e coordenador geral de Convênios, Marcos Pereira, disse que este projeto vai incrementar o turismo ferroviário do estado e desenvolver a atividade turística do interior.
- As ferrovias desempenharam um papel de extrema importância no desenvolvimento do nosso estado. Está na hora de recuperarmos este patrimônio, dando aos nossos visitantes a oportunidade de conhecer um pouco da história e do trajeto dos trens fluminenses.
Segundo Pereira, além da recuperação da ferrovia, o Estado deve apoiar o turismo do município com a produção de material publicitário sobre os atrativos turísticos da região, capacitação de mão de obra e sinalização turística.
A concessão desse trecho do trem da Estrada Real ficará sob a responsabilidade da Tocaia Turismo. O representante da empresa,  Talis Lelis, disse que está em busca de parcerias para o desenvolvimento do turismo de Paraíba do Sul.
- O apoio da Secretaria de Turismo é essencial para a consolidação do projeto. Já temos a parceria com a ABOTTC (Associação Brasileira de Operadores de Trens Turísticos e Culturais) e do Sebrae Nacional, que estão colaborando na capacitação das 20 microempresas que ficam no entorno do percurso do trem. A Maria Fumaça voltará a pleno vapor!

Fonte: R7

Nenhum comentário: