Festa de Bom Jesus de Matosinhos neste fim de semana em Paraíba do Sul

Como acontece tradicionalmente há centenas de anos, milhares de fiéis peregrinarão para Paraíba do Sul neste último fim de semana de Agosto. É que acontecerá a Festa do Santuário Bom Jesus de Matosinhos, que pertence à Diocese de Petrópolis – RJ, localizado há cinco quilômetros e meio de Werneck, 4º distrito de Paraíba do Sul. A peregrinação se deve ao histórico de milagres alcançados por fiéis, atribuídos ao Bom Jesus de Matosinhos.
História
Uma pequena capela de pau-a-pique erguida em louvor ao Senhor Bom Jesus de Matosinhos, era conhecida por seus milagres atribuídos ao santo de invocação. Em 1862 foi reedificada com porte arquitetônico colonial, Altar Mor e dois altares laterais, além de belíssimas imagens, em especial a de Bom Jesus Crucificado. A construção só foi possível graças ao proprietário da então Fazenda de Matosinhos do Sardoal, Sr. Martinho Alvares da Silva Campos.
Já o novo templo, como é visto atualmente, teve sua pedra fundamental lançada no dia 30 de agosto de 1953, com as bençãos do Bispo Diocesano Dom Manoel Pedro Cunha Cintra e do Padre italiano Vigário Luigi Raimundo Cesare. As obras só tiveram início seis anos depois, em sete de maio de 1959 e foram realizadas somente com doações dos devotos.
Reconhecido pelo Bispo Diocesano como Santuário devido a fatos sagrados no local e milagres atribuídos à Bom Jesus de Matosinhos. No local, há a “Sala dos Ex Votos”, onde é possível encontrar testemunhos milagrosos desde o século XVIII, numa demonstração de fé ao Santo Milagroso. O cruzeiro, erguido no lugar do antigo altar, foi entalhado com madeira da antiga igreja, e inaugurado nos anos 60 pelo Frei Zeno.
Missas e água milagrosa
Além dos milagres, outro fator que atrai milhares de devotos ao santuários são as missas, principalmente as de “cura e liberta e adoração do santíssimo sacramento”, realizada em todo último domingo de cada mês.
Em fins do século XVIII foi encontrada uma nascente de água próxima ao local da antiga capela. De acordo com devotos, quem bebe desta água com fé e devoção recebe graças e alívio para seus males.
Romaria
Apesar de ocorrer ao longo do ano, é no último fim de semana de agosto de todo ano é que aumenta o número de fiéis, que rumam para Paraíba do Sul para agradecer graças alcançadas e/ou pagar promessas por milagres alcançados. Fato que contribui para que a Festa de Bom Jesus de Matosinhos elevar-se ao status de uma das festas religiosas mais importantes do país.
Programação
Confira a programação deste ano da Festa de Bom Jesus de Matosinhos, em Paraíba do Sul:
26 de Agosto, Sexta-feira:
18h30min.: oração do terço e ladainha de Bom Jesus de Matosinhos.
19h30min.: Sana missa do Bom Jesus que nos cura e liberta e adoração do santíssimo sacramento
27 de Agosto, Sábado:
19h30min.: Oração do terço e ladainha de Nossa Senhora.
20h: Santa Missa.
28 de Agosto, Domingo:
5h30min.: Alvorada com salva de 21 tiros e repique de sinos, anunciando o grande dia de graças e bênçãos do Bom Jesus de Matosinhos.
Missas: 6h; 7h30min.; 9h; 10h30min.; 12h; 12h30min. e 15h.
Os batizados acontecerão a partir das 11h, com a apresentação dos seguintes documentos: Certidão de Nascimento da criança, comprovante de reunião e trnasferência.
16h30min.: Procissão com as imagens do Senhor Bom Jesus e Nossa Senhora das Dores.
17h: Encerramento com a Santa Missa de Ação de Graças pelos benfeitores do santuário.

Por: Gustavo Leal - SeTur

3 comentários:

Gustavo Leal disse...

créditos????

André Vieira disse...

Fala Gustavo
Desculpa por não por a fonte.
Correria me fez esquecer.
Abraços

Anônimo disse...

Festa que tem uma grande insegurança, pois muitos vão não pela fé e sim para praticar assaltos. uma festa desta deveria ter o apoio da prefeitura, em colocar um sistema de cameras e segurança eficiente, banheiros quimicos, emfim tudo que um grande evento precisa, e que desde que começou festa de matozinhos nunca teve. Barracas montadas de qualquer jeito sem vigilância sanitaria, enfim um verdadeiro inferno, não recomendo para nenhuma famila de bem ir neste local!