Paraíba do Sul na luta contra a Hanseníase


A Semana Mundial de Luta Contra a Hanseníase, de 25 a 31 de janeiro, será marcada por atividades em todo o país, todas objetivando alertar a sociedade sobre os sinais e sintomas da doença e a busca ativa de novos casos da doença, além de uma extensa divulgação na mídia nacional.
A data, 25 de janeiro, serve de alerta para a importância do diagnóstico precoce da doença como forma de impedir a sua evolução da doença para as formas incapacitantes e deformantes, e com isso ajudar na erradicação.
A hanseníase é uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria (bacilo de Hansen), que compromete principalmente a pele e os nervos, provocando inflamação, manchas na pele e perda da sensibilidade.
A hanseníase se transmite de pessoa para pessoa através das secreções das vias respiratórias (nariz e boca). Mas, assim que se inicia o tratamento, os pacientes deixam de transmitir a doença.
O tratamento da hanseníase é feito nos serviços de saúde. Pode durar de 6 a 12 meses, se seguido corretamente. Os comprimidos devem ser tomados todos os dias em casa e uma vez por mês no serviço de saúde.

Também fazem parte do tratamento da doença os exercícios para prevenir as incapacidades e deformidades físicas.
As pessoas que moram com alguém que recebeu o diagnóstico de hanseníase devem ser examinadas nos serviços de saúde e orientadas para reconhecer os sinais e sintomas da doença.
A Secretaria de Saúde de Paraíba do Sul, não vem medindo esforços para atender, ao máximo, as necessidades da população, e trabalha preventivamente em todos os casos em saúde, e está junto ao governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Saúde na luta contra a Hanseníase.
A administração municipal, através da Secretaria de Saúde, vem ao longo da gestão do prefeito Gil Leal trabalhando incansavelmente para que toda a população do município tenha um atendimento à saúde digno de um cidadão dentro e fora do município.

Nenhum comentário: