Seminário promovido pela Prefeitura discutiu Assistência Farmacêutica

O I Seminário Estruturação da Assistência Farmacêutica na Região Centro Sul Fluminense: Garantia do Direito de Acesso Racional aos Medicamentos foi elaborado, pois vários desafios se interpõem à consolidação de uma Assistência Farmacêutica municipal de qualidade: falta de regularidade no suprimento de medicamentos, aumento do número de mandados judiciais para fornecimento de medicamentos, profissionais de saúde não capacitados para ações pertencentes ao ciclo da Assistência Farmacêutica, dentre outros.

Motivados a buscar bases conceituais e experiências para a estruturação da assistência local, coordenadores municipais de Assistência Farmacêutica da Região Centro Sul Fluminense em parceria com a Coordenação Estadual de Gestão de Assistência Farmacêutica e com o Núcleo de Assistência Farmacêutica da ENSP/FIOCRUZ, organizaram o presente seminário.

Foram explorados diferentes temas, abrangendo tópicos sobre políticas de medicamentos e estratégias para o planejamento e gerenciamento da Assistência Farmacêutica; critérios na tomada de decisões judiciais relativas a medicamentos e ferramentas para a qualificação do acesso.

Devido à importância e à amplitude dos temas abordados, tal evento tornou-se um marco para a melhoria da qualidade da Assistência Farmacêutica municipal, transformando a região Centro Sul em pioneira de tais intervenções no estado do Rio de Janeiro.

O evento foi realizado nos dias 20 e 21 de outubro de 2010, no Hotel Pousada Bougainville, em Paraíba do Sul. Com a presença do Dr. Emilson Geraldo de Oliveira – secretário de Saúde de Paraíba do Sul, Dr. Vanderlei de Souza Chaves – secretário Municipal de Miguel Pereira, Drª Carolina Lazzarotto – superintendente de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos – SAFIE/SESDEC, Drª Claudia Garcia Serpa Osório de Castro – Pesquisadora do Núcleo de Assistência Farmacêutica NAF – ENSP/FIOCRUZ.

As palestras foram enriquecidas com a presença de Dr. Luiz Alberto Barbosa, Dr. Gustavo Cerqueira de Carvalho - Farmacêutico – SMS Paty do Alferes, Drª Suzete Henrique da Silva – Coordenadora de Gestão – SAFIE/SESDEC/RJ abordando o tema Estratégias e Políticas Públicas relacionados a medicamentos.

Foi abordado também o tema: Direito à Saúde Critérios na tomadas de decisões judiciais com a presença: Drª Maisa de Oliveira P. Rodrigues – Assessora Jurídica da Prefeitura Municipal de Paty do Alferes , Drª Vera Lúcia Edais Pepe – Pesquisadora – CECOVISA – DAS-ENSP/FIOCRUZ , Dr. Mauro Lúcio da Silva – Assessor Jurídico do COSEMS/RJ , Drª. Maria Goreti Ramois Rodrigues – Defensora Pública – Barra Mansa e Dr. Luiz Duarte de Oliveira – Procurador / Coordenador Judicial de Saúde Pública - Estado de São Paulo.

No segundo dia do evento, o tema foi Desafio e Complexidades no acesso a medicamentos, com a presença dos seguintes palestrantes: Drª Vera Lucia Luiza – Pesquisadora – NAF-ENSP/FIOCRUZ, Dr. Alexandre Figueiredo Costa Silva Marques - Auditor Federal de Controle Externo – TCU, Drª Maria Lúcia Borges Soares – Coordenadora de Farmácia – Superintendência de Suprimentos – SESDEC/RJ , Drª. Rachel Magarinos Torres – Professora da Faculdade de Farmácia – UFF , Drª. Maria da Conceição de Souza Rocha – Secretária Municipal de Saúde de Piraí e Dr. Orlando – Coordenador Geral de Assistência Farmacêutica Básica – DAF/SCTIE/MS.

A organização do evento coube a: Drª. Lílian Azevedo Zollikofer – Coord. Assistência Farmacêutica de Paraíba do Sul, Drº Gabriel Okamoto – Farmacêutico do NASF de Paraíba do Sul, Drª Jaqueline Ferreira Bento – Coord. Assistência Farmacêutica de Paulo de Frontin, Drª Suzete Henrique da Silva – Coordenadora da Gestão – SAFIE/SESDEC/RJ , Drª Fernanda Garcia Lima – Farmacêutica da Coordenação de Gestão Farmacêutica, Drª. Adriana Bello Barbosa – Coord. Assistência Farmacêutica de Três Rios, Drª. Lílian Correa Silva Bastos – Coord. Assistência Farmacêutica de Miguel Pereira e Paty do Alferes e Dr. Evandro Abreu de Carvalho – Farmacêutico de Miguel Pereira.

Notícia enviada por SECOM em 28/10/2010

Nenhum comentário: