Procissão do Encontro de São Pedro e São Paulo mantém tradição de 150 anos

Aconteceu no início da noite da última terça-feira, dia 29, a tradicional Procissão do Encontro das imagens de São Paulo, trazida no ombro por fiéis vindos do bairro Jatobá, com a imagem de São Pedro, vinda de barco, nas águas do rio Paraíba do Sul.

O encontro das imagens ocorreu em frente ao prédio da Policlínica, emocionando o público presente.

Centenas de fiéis se aglomeravam dos dois lados da Ponte sobre o Rio Paraíba do Sul, acompanhando a chegada das duas procissões, que somente aconteceu no início da noite. “São dois exemplos distintos de vida, um vindo da terra outro da água, mas ambos repletos de sabedoria e dedicação ao próximo”, disse o frei Edson antes de seguir em procissão pelas principais ruas do Centro da cidade até a Matriz de São Pedro e São Paulo, onde as imagens foram recolocadas em seus locais de origem.

Um missa solene foi celebrada na Matriz de São Pedro e São Paulo com a presença do Bispo da diocese de Valença, D. Elias James Manning, evento que atraiu outra centena de fieis. “É emocionante participar de uma celebração desta com a população, em um ato de fé e compaixão”, disse a aposentada Maria de Lourdes Silva, que visitava o município.

A festa em louvor aos padroeiros da cidade é uma tradição que completou 150 anos, tendo surgido pouco depois da criação do município, unindo a celebração cristã com a comemoração pagã do antigo povoado, recém elevado a vila em 1833. Originariamente o dia de São Paulo era comemorado no dia 28 e de São Pedro no dia 29.

Nenhum comentário: