Creche Roque Rodrigues dos Santos realiza tradicional festa julina.

Junho, Julho e Agosto: meses marcados pelas tradicionais e típicas festas no estilo da roça. A mais popular festa folclórica do Brasil é praticada anualmente por todas as escolas de Paraíba do Sul.

Com Quadrilhas, deliciosos Doces, Salgados, Bebidas e Pratos Típicos que só encontramos nessas festas, os vestidinhos de cetim que as crianças vestem e se alegram nas danças country ou de quadrilha, os chapéus de palha, os famosos bigodes feitos de lápis, a inesquecível voz de Luiz Gonzaga nas caixas de som, o efeito de sua sanfona arrepiante. São tópicos como esses que nos fazem imaginar uma Festa Julina.

Existem duas explicações para o termo “festa junina( julina ou agostina)” . A primeira explica que surgiu em função das festividades que ocorrem durante o mês de junho, julho ou agosto. Outra versão diz que está festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina.

De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal).

Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo à dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.

Todos estes elementos culturais foram com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas e transformando-se hoje em uma das mais conhecidas festas do mundo.

Todas as Escolas e Creches de nosso município estão realizando festas julinas. Na noite de hoje (18), foi à vez da Creche Municipal Roque Rodrigues dos Santos realizar suas tradicionais festas, método que é proveitoso para a arrecadação de recursos extras para a escola.

As diretoras dos núcleos de ensino público municipal estão de parabéns por resgatar a Cultura Popular Brasileira, que desaparece a cada ano. Com métodos como este, iremos progredir com a cultura brasileira.

2 comentários:

Jorge Careca Barbosa disse...

Meu caro André.

Sem querer ser intrujão, devo esclarecer que a Creche de Werneck chama-se Roque Rodrigues dos Santos, e foi à primeira creche criada no município (extra-oficial).
Parabéns pelo blog, sucessos para todos!

Equipe Paraíba do Sul Online disse...

Oh amigo Careca!
Muito obrigado pela luz.
Sucesso ao seu blog também.