Prefeitura realizará concurso público para Agentes de Saúde e Agentes de Endemia.

A pedido do Exce. Senhor Prefeito Gilberto José da Silva Leal, a Câmara Municipal de Paraíba do Sul realizou uma reunião extraordinária para votar três mensagens do executivo municipal. Uma dessas mensagens irá autorizar, ou não, a realização de concurso público para preencher os cargos de Agente de Saúde e Agentes de Endemia. A reunião foi realizada hoje (21), às 16:30, no plenário da CMPS.

A mensagem foi lida e amanhã (22), será votada. Compareceram na reunião os vereadores: Paulinho Jacaré, Claudão do Povo, Marcinho, Graça Marco e Anderson Dentista.

Agente comunitário de saúde ou agente de saúde é uma profissão relativamente nova entre nós, foi criada no ano de 2002 através da Lei Federal 10.507 para atuar no SUS – Sistema Único de Saúde integrando as equipes do PACS / PSF que são o Programa de Agentes Comunitários de Saúde e o /Programa de Saúde da Família desenvolvidos pelo Governo federal através do Ministério da Saúde e tem como objetivo principal a prevenção das doenças e a promoção da saúde da família, através de ações educativas e também controlando os índices epidemiológicos da comunidade onde atua. Os agentes de saúde são então a extensão dos serviços públicos de saúde, promoção social e também de proteção da cidadania que chegam às casas dos indivíduos, possibilitando o acesso universal que é direito de todos.

Os Agentes de Endemia serão capacitados para trabalharem em temas de expansão mundial, como a AIDS, Dengue, Câncer, etc.

2 comentários:

Renato Petroski disse...

Que Exclusivo o Blog do Marcinho Publicou ontem a noite.

Equipe Paraíba do Sul Online disse...

Opá!
Vlw pelo recado.
Um tempão que não entramos no blog do Marcinho. Vou conferir lá e modificaro titulo.