Prefeito Gil Leal recebe Protocolo de Intenções que oficializou e definiu estratégias do Desenvolvimento Histórico e Cultural da região, o “Caminhos Coloniais”.

O prefeito Gil Leal se reuniu com representantes dos municípios de Areal, Levy Gasparian, Três Rios e Sapucaia para a assinatura do Protocolo de Intenções que oficializa e define as estratégias para o desenvolvimento da região turística denominada Caminhos Coloniais. O evento, promovido pelo Sebrae, em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo, aconteceu nesta terça-feira (08), no Teatro Municipal Mariano Aranha.

Durante o evento, foram apresentados os atrativos da região, que colaboram para o surgimento de um grande roteiro turístico. Além de vias de acesso de ótima qualidade e proximidade com as principais capitais do país, a microrregião Centro Sul possui significativo patrimônio natural, histórico e cultural. Os principais exemplos são: o Parque de Água Minerais Salutaris, o Trem da Estrada Real (a Maria Fumaça – que brevemente voltará a funcionar, de acordo com o prefeito Gil Leal, ontem) , a Estação Ferroviária Maria de Lourdes Tavares Soares, o Museu Sacro Histórico de Tiradentes, além de ritmos, cores e sabores.

O diretor regional do Sebrae RJ, Jorge Pinho, disse que o grande desafio do projeto é implantar o turismo de forma efetiva na sociedade. “Os Caminhos Coloniais só mostrarão resultados se os municípios envolvidos, assim como seus habitantes, estiverem empenhados em promovê-lo”, declarou. De acordo com a consultora do Sebrae RJ, Lúcia Navarro, é preciso incentivar as crianças nas escolas e toda a população para dar aos Caminhos Colônias grande visibilidade. “O primeiro turista de um destino é o seu morador”, disse Lúcia.

Presenciaram do lançamento do projeto o prefeito Gilberto José da Silva Leal; o secretário de Turismo de Paraíba do Sul, Luiz Carlos Garrido; a Presidente da Fundação Cultural de Paraíba do Sul, Ligia Vaz; do vereador Júlio de Souza Bernardes; do vereador Márcio de Abreu Oliveira; da radialista Joelma Rosalla dos Santos; do secretário de Direitos Humanos, João Batista Soares; do secretário de Comunicação Social, Geraldo Dias Filho; do Dep. Estadual Juvenil Tiago Martins, além de agentes culturais e empresários da região.

Matéria
Redatora: Caroline Carvalho
Imagem: Fonte: Exclusiva blog Paraíba do Sul Online
Origem: Cobertura de evento.

2 comentários:

Anônimo disse...

Essas são as principais mentiras que existe em Paraíba do Sul!
Estamos passando vergonha perante as outras cidades.

Anônimo disse...

o Parque de Água Minerais Salutaris, o Trem da Estrada Real (a Maria Fumaça – que brevemente voltará a funcionar, de acordo com o prefeito Gil Leal, ontem) , a Estação Ferroviária Maria de Lourdes Tavares Soares, o Museu Sacro Histórico de Tiradentes, além de ritmos, cores e sabores.

Essas são as principais mentiras contadas em Paraiba do Sul, estamos passando vergonha perante as outras cidades!