Pesquisa encomendada pela Rede Globo e pelo Jornal O Estado de São Paulo aponta empate técnico entre Dilma Rouseff e José Serra, será?.
Como acreditar numa pesquisa encomendada pela Globo, sendo que ela foi acusada pela RECORD de "maracutaias" com o IBOPE?

Ano passado a revista eletrônica “Domingo Espetacular”, da rede Record, colocou na berlinda os números que apontam ao mercado publicitário a preferência do telespectador, dadas pelo IBOPE.

A emissora resolveu partir para a briga contra o Ibope quando os índices consolidados do dia 22 de novembro apontavam vitória para a Globo e o segundo lugar para o reality show “A Fazenda”.

Naquele domingo, minutos antes do sistema de apuração entrar em pane, Globo e Record estavam praticamente empatadas e a tendência, segundo a emissora, era de uma vantagem para o programa de Britto Júnior (A Fazenda).

O “apagão do Ibope”, como ficou conhecido a falha, foi um dos assuntos mais comentados na semana passada pela imprensa especializada em TV.

A reportagem do “Domingo Espetacular” mostrou as notas oficiais das operadoras de telefonia celular sobre a inexistência de falha no sistema no citado domingo e colocou no ar trechos de entrevistas com representantes do Ibope e do sociólogo Carlos Novaes, que idealizou o Datanexus para concorrer no mercado de medição de audiência.

O fato é que, como o método exige sigilo dos locais da medição, ninguém consegue verificar se há realmente esta pesquisa instantânea e como os dados preliminares se transformam em consolidados e são alterados um dia depois.

A conclusão da opinião da Record está formada: o presidente do Ibope pode muito bem escolher os índices pra cada emissora e favorecer a rede Globo.

Ontem, dia 07 de Junho, o jornal mais visitado do Brasil, o Jornal Nacional, da rede Globo, divulgou uma pesquisa realizada pelo IBOPE. Ontem, antes da chamada da matéria, o âncora do Jornal Nacional afirmou claramente: _ Uma pesquisa encomendada pela Rede Globo e pelo Jornal o Estado de São Paulo apontou empate técnico no primeiro lugar entre Dilma Rouseff e José Serra.

Na pesquisa, Dilma Rousseff, do PT, e José Serra, do PSDB, aparecem empatados em primeiro lugar. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Vamos esperar para ver o resultado das eleições. Quem será o novo, ou a nova, presidente da República. Agora cabe a você, leitor, acreditar ou não em uma pesquisa encomendada por uma emissora que foi acusada pela segunda maior emissora dopais, a Record, de manipulação do resultado da audiência de TV.

Gostaríamos de destacar algo curioso: A rede Globo já marcou 51 pontos de audiência nos últimos capítulos de Caminho das Índias, um resultado monstruoso. Cada ponto equivale há 60 mil telespectadores na Grande São Paulo. No horário, a tabela de audiência registrava: Globo - 51 pontos, o SBT - 11, a Record - 8 e a Band - 2, totalizando um share de aproximadamente 72 pontos. Inacreditável.

Nenhum comentário: