Faltam Oito dias para inicio das Campanhas Eleitorais

As eleições 2010 já irão começar. Apesar de ter um pequeno atraso devido a Copa do Mundo, os candidatos poderão iniciar suas campanhas a partir do dia 06 de Julho.

As convenções partidárias findam no dia 30 de junho. Em julho, três datas importantes marcam o calendário eleitoral - o dia 3 é o limite para o servidor público se desincompatibilizar se quiser disputar o pleito; a partir 1° de julho fica proibida a veiculação de propaganda política gratuita ou paga em rádio e TV; e a partir do dia 6 começa a propaganda em carro de som, comício, rádio, TV e internet

O calendário eleitoral prevê vários prazos para a propaganda eleitoral.

O primeiro deles tem início em 1° de julho, quando fica proibida a veiculação de propaganda política gratuita ou paga em rádio e TV.

Isto significa que as emissoras de rádio e televisão não poderão, por exemplo, utilizar sua programação normal e o noticiário para veicular ou divulgar filmes, novelas, minisséries ou qualquer outro programa com alusão ou crítica a candidato, partido político, mesmo que dissimuladamente, exceto programas jornalísticos ou debates políticos.

A propaganda eleitoral, conforme estabelece a Lei 9.504, será permitida a partir de 6 de julho. Cartazes, filipetas e faixas, carros de som, começarão a circular pelas cidades.

Os candidatos, partidos políticos e as coligações poderão realizar comícios e utilizar aparelhagem de sonorização fixa das 8h às 24h.

Nenhum comentário: