Núcleo de Apoio à Saúde da Família tem resultado positivo em Paraíba do Sul

Sucesso do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) no município é o resultado de excelente trabalho da Secretaria de Saúde que atende mais de 50% das pessoas cadastradas nos PSFs.



O Núcleo de Apoio à Saúde da Família, mais conhecido como NASF, tem por objetivo ampliar as ações da atenção básica, complementando o trabalho das equipes de Saúde da família.



O NASF de Paraíba do Sul, através da Secretaria de Saúde, conta com: Ginecologista, Pediatra, Nutricionista, Assistente Social, Fonoaudiólogo, Farmacêutico, Educador Físico, Técnico de Enfermagem, Fisioterapeuta, Agente Administrativo e psiquiatra, profissionais que não medem esforços para realizar um atendimento de primeira qualidade e oferecer toda sustentação e apoio em saúde às famílias sulparaibanas.



Entre as várias ações, o NASF desenvolve atividades físicas e práticas corporais, proporciona educação permanente em nutrição, realiza palestras em escolas, igrejas e quadras, contribuindo para a ampliação e valorização da utilização dos espaços públicos de convivência para a melhoria da qualidade de vida.



Em Paraíba do Sul, o programa foi criado em março de 2009. “Foi um desafio para o governo devido à grandiosidade desta ação, que visa ampliar a abrangência da atenção básica, bem como seu resultado em saúde da população”, afirma o prefeito Gil Leal.



No município, o Programa (NASF) está subdividido em duas equipes: NASF I (zona urbana) e NASF II (zona rural). Dessa maneira, todo município é atendido com as atividades propostas por este programa, o trabalho vai de prevenção, diagnóstico a tratamento.



Os atendimentos são feitos na própria Unidade ou em domicílio, em caso de paciente acamado ou quando possui dificuldade de locomoção, pode ser requerido pelo paciente ou algum familiar na própria Unidade. O profissional solicitado se encaminha ao local e faz uma triagem com objetivo de saber as reais necessidades do paciente.



A Prefeitura Municipal que acreditou e buscou novas estratégias em atender as demandas de sua população e priorizou na política de saúde a este trabalho que envolve um conjunto de ações voltadas à promoção, proteção, orientação e a recuperação da saúde, garantindo assim os princípios e direitos dos seus cidadãos.



Projetos que serão Desenvolvidos para 2010:

• Projeto Amamentar Sim? Por Que não?

Profissionais: Nutricionista, Psicóloga, Terapeuta Ocupacional.

• Projeto Tomar Remédio Sim? Auto Medicação Não?

Profissionais: Farmacêutica, Psicóloga

• Projeto Resgate da Família na Sociedade – Suas Responsabilidades Obrigações e Alegrias na Paternidade

Profissionais: Assistente Social, Psicóloga e Terapeuta Ocupacional.

• Projeto Saúde da Mulher e do Homem

Profissionais: Psicóloga, Educador Físico.

• Projeto Saúde da Criança

Profissionais: Fonoaudióloga, Psicóloga, Educador Físico e Nutricionista.

• Projeto Não à Violência Doméstica

 Diálogo e Respeito – Paz e União

 Agressão e Violência – Brigas e Solidão

Profissionais: Psicólogos e Psiquiatra.
 
Fonte: SECOM.

Nenhum comentário: