Mais qualidade e eficiência na informação via-internet, brevemente. Caroline Carvalho é a nova Presidente Administrativa do blog Paraíba do Sul Online.

Você já parou pra pensar qual é o retrato que aparece nas páginas dos jornais, nos canais de TV, nas ondas de rádio e na internet a respeito dos adolescentes? Rebeldes, Violentos, sem-noção, loucos, imaturos, baderneiros... mas, vocês acham que os jovens são assim mesmo?

Em geral, os grandes meios de comunicação consideram pouco o que pensam os jovens, mesmo quando o assunto que rola diz respeito a eles diretamente. Há pesquisas que confirmam isso. Uma delas é o Relatoria Infância na Mídia 2004, realizado pela Agência de Notícias da Infância (Andi), com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infência (UNICEF). Diz o estudo que raramente a juventude figura entre os atores ouvidos nas matérias: entre os 60 jornais brasileiros diariamente monitorados, as crianças e os adolescentes representaram apenas 5,11% do total de fontes consultadas, praticamente o mesmo índice de 2003.

O que se vê é que, mesmo nessa suposta “mídia-jovem”, a juventude é tratada apenas como “público-alvo” das notícias e como “consumidora” dos produtos que a publicidade tenta vender.

O que acontece em Paraíba do Sul, como em outros lugares do Brasil, é que os jovens não querem só ouvir o que os outros estão dizendo. Nós queremos ter voz também. E aos poucos, por meio das rádios comunitárias, blogs, zines e jornais independentes vamos conquistando nosso espaço na mídia para mostrar ao Brasil a nossa verdadeira cara. Os mais diversos grupos e organizações juvenis estão criando seus próprios meios para mandar seu recado: emissoras e programas de rádio, nosso blog, por exemplo, que hoje leva informação a um público alvo independente.

Sem ironia, o blog Paraíba do Sul Online é um dos blogs mais visitados de nossa cidade. Levamos informação que interessa, muitas vezes, aos jovens e aos adultos.

Aos poucos nosso blog irá melhorando. Ofereceremos mais credibilidade e profissionalismo em nossas reportagens. Por isso, nossos administradores já estão elaborando novos recursos para cativar mais a atenção do público. Estamos estudando novos “jornalistas”, iremos realizar coberturas de eventos políticos e festas jovens, elaboração de um novo cabeçalho, além de uma nova personalização de nossa página.

No inicio da semana contratamos Caroline Carvalho, que será a nova presidente administrativa do blog. Brevemente iremos estrear matérias feitas pelo vereador-mirim Calebe e outros.

Aos poucos, iremos melhorar a cada dia. Fazendo a COMUNICAÇÃO E JUVENTUDE dois aliados na credibilidade, que passamos para jovens e adultos, que nos orgulhamos em chamar de NOSSOS LEITORES.

Por: André Vieira.

Nenhum comentário: