Projeto da Educação Municipal de Paraíba do Sul é destaque em mídia nacional

O projeto educacional “Minha Escola, Minha Família” desenvolvido pela Escola Municipal Albino Antônio Barros, no bairro Limoeiro, foi destaque em mídia nacional.

Com uma reportagem exibida para todo o país no Jornal Hoje, da Rede Globo, veiculado no início da tarde, o Brasil pôde conferir um projeto vitorioso da educação do município.

Segundo a diretora da escola, Solange Aparecida, antes do projeto, metade dos alunos não passava de ano. Agora a repetência não passa dos 5%.

Esse acompanhamento dos pais na vida escolar dos filhos é incentivado pela direção da escola. Dentistas cuidam da saúde bucal das crianças. Uma vez por mês os pais se encontram com agentes de saúde voluntários. “A merenda escolar é um dos assuntos, atividade física, comportamento cognitivo, posturas erradas dos alunos e dos pais”, explica Tatiana Aguiar Moreira, voluntária.

As oficinas de materias recicláveis e descartáveis são realizadas sempre em datas comemorativas relacionando o objeto produzido com a data. Bimestralmente são realizados “Mostras de Artes” com o material produzido pelos alunos.

Os alunos não têm Educação Física na grade curricular, que só é obrigatória a partir do sexto ano, mas eles não ficam sem esporte porque os “Amigos da Escola” estão sempre completando as atividades escolares com danças, trabalhos manuais, reforço escolar e palestras.

As reuniões de pais e comunidade acontecem mensalmente com diversos temas e parcerias. “A criança aprende muito mais quando está feliz. No momento em que você faz aquilo que tem vontade, faz aquilo com prazer, você tem um aprendizado bem melhor”, completa a diretora Solange.

Fonte: Site Oficial da Prefeitura Municipal de Paraíba do Sul - www.paraibanet.com.br

Nenhum comentário: