Mini-biografia de Gilberto José da Silva Leal, o Gil Leal.

Gilberto José da Silva Leal, 50 anos, formou-se em economia no ano de 1983 pela Faculdade de Ciências Econômicas de Valença; Como funcionário Federal trabalhava no INAMPS (Instituto Nacional de Assistência Médica e Previdência Social). Após a extinção do órgão, com a municipalização do Sistema de Saúde através da criação do SUS, este foi cedido ao seu município natal - Paraíba do Sul - onde exerceu diversos cargos na Secretaria Municipal de Saúde entre os anos de 1989 e 1996; desempenhando os cargos de Presidente da Comissão de Licitação, Administrador de Ambulatório e Diretor Administrativo.

Apesar de conviver com a política por toda sua vida (seu pai, João José da Silva Leal era vereador) Gil Leal como é conhecido, nunca teve pretensões de entrar para a vida pública. Porém, durante a campanha de seu ídolo e pai- em 1996, por mais um mandato no legislativo sulparaibano - Deus chama para si seu grande exemplo de homem. Com o apoio de sua mãe Margarida Carneiro Leal, da esposa de 26 anos, Fátima, Gil Leal entrou na vaga do pai e concorreu com o número 25.611, de João Leal, saindo vitorioso pelo PFL (Partido da Frente Liberal) com 553 votos.

Mesmo que sua experiência em política se limitasse a participação como “coadjuvante” nas campanhas eleitorais de seu pai, Gil Leal cumpriu seu mandato de vereador com maestria. O bom desempenho rendeu-lhe um convite do então prefeito Rogério Onofre para compor a chapa majoritária como vice-prefeito nas eleições de 2000; nesta eleição obtiveram uma grande vitória nas urnas, com mais de sete mil votos de diferença do segundo colocado.

Após os quatro anos de um dos governos que marcaram consideravelmente a história do município, Gil Leal é eleito mais uma vez vice-prefeito em 2004, ao lado desta vez, do candidato a prefeito João Vicente. Em sua terceira vitória nas urnas, durante o segundo mandato como vice-prefeito, e por uma questão alheia a sua vontade - o afastamento pela Câmara Municipal do então prefeito eleito -, assumiu em 1º de setembro de 2006 a prefeitura em um momento conturbado da política sulparaibana e com dificuldades administrativas, conseguiu conduzir a situação bem ao seu estilo, de maneira pacífica e organizada, realizando o que podia na cidade.

A consolidação de toda a sua trajetória pessoal e política veio em 2008. Candidato a prefeito ao lado de José Glicério Bento Bernardes (Canela) obteve uma vitória incontestável nas urnas com a maior diferença de votos já registrada no município, mais de nove mil votos a frente do segundo colocado. O povo devolveu nas urnas a confiança e o carinho que Gil Leal sempre teve para com seus conterrâneos.

O atual prefeito credita à Deus, à esposa, familiares e a todos os sulparaibanos as vitórias conquistadas. “A forma como minha família me apóia, de forma incondicional e desinteressada, é muito importante para mim”, afirma. E a população sulparaibana está em boas mãos, o condutor maior da cidade reafirma seu estilo ao falar de seu povo e do que eles podem esperar deste novo mandato. “Primeiramente vamos manter a cidade em paz e também uma relação de harmonia com a Câmara Municipal, de amor e respeito do executivo com o povo de Paraíba do Sul” diz. E, homem de bem que sempre foi, reafirma os compromissos assumidos:

– Todas as nossas metas de campanha, compromissos assumidos em palanque serão cumpridos. A responsabilidade com o erário público será vigiada pela nossa consciência nas 24h dos dias e noites enquanto durar o nosso mandato – reiterou o chefe do executivo.

O prefeito de Paraíba do Sul tem um jeito peculiar de governar, o que lhe rende elogios e bom convívio nas esferas estadual e federal, onde é conhecido como o “prefeito do bem”. Para Gil Leal, governar é um compromisso de entrega pessoal, onde fins de semana, feriados, noites e madrugadas nunca ganham uma programação especial, pois segundo ele, o povo deve estar sempre em primeiro lugar.

– Estaremos sempre orando a Deus e pedindo que continue nos abençoando, dando luzes para que nós possamos estar com o trabalho sempre voltado para os mais necessitados. As famílias mais humildes serão sempre a prioridade de nosso governo. É ponto de honra para nossa administração melhorar a qualidade de vida de cada sulparaibano – afirma.

Finalizando, o prefeito faz um agradecimento especial à população: – Encerrando, quero agradecer a todo o povo de Paraíba do Sul pelo apoio que sempre manifestou à nossa administração e a mim. Agradecimento esse extensivo também a todos os funcionários que não mediram esforços com seu trabalho, nos ajudando a manter a nossa cidade entre as mais aprazíveis da região.

FONTE: SITE OFICIAL DA PREFEITURA MUNICIPAL DE PARAÍBA DO SUL.

Nenhum comentário: