Alimentação saudável é uma das preocupações na rede municipal de ensino de Paraíba do Sul

Mais qualidade de vida para as crianças e jovens estudantes da rede municipal de ensino: esta é a meta da Prefeitura Municipal de Paraíba do Sul que está investindo em um projeto para oferecer uma alimentação adequada aos mais de seis mil alunos atendidos.

Neste sentido, toda merenda escolar servida nas unidades municipais é cuidadosamente elaborada pela nutricionista Patrícia Areias Coelho Reis, que prepara os cardápios levando em conta o valor nutricional dos alimentos. Esta é uma forma de garantir os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento adequado dos alunos, garantindo o seu bem estar durante o período em que permanecem na escola.

A ação dos servidores da educação no município não se restringe aos cuidados com a alimentação na escola: eles orientam os alunos a não consumirem balas, chocolates, nem a levarem lanche de casa. Nesta tarefa, vem contando com uma ajuda muito importante: a dos pais, que apóiam a iniciativa.

Diariamente, a Prefeitura oferece 6.816 refeições, divididas em 1.212 para os alunos das creches do município e 5.604 para os alunos do Pré-Escolar e do Ensino Fundamental. As refeições são divididas entre café da manhã, lanche almoço e jantar.

A Secretaria de Educação também investe na capacitação das merendeiras, através de cursos como: “Procedimento para Manipuladores de Alimentos”, ministrado pela nutricionista Patrícia Areias, com participação do C.A.E (Conselho de Alimentação Escolar), presidido por Ana Cristina Oliveira.

O prefeito Gil Leal reitera: “Para dar uma alimentação de qualidade aos alunos do município é necessário fazer uma administração eficiente dos recursos e o comprometimento e a dedicação das merendeiras, bem como o corpo administrativo das escolas”. “Nós trabalhamos com uma alimentação equilibrada e, principalmente, orientando os alunos para a prática de bons hábitos de vida, pois o aluno bem alimentado apresenta maior aproveitamento escolar, mantém as defesas imunológicas e tem o equilíbrio necessário para seu crescimento e desenvolvimento”, afirmou a secretária de Educação, Maria Adelaide Capella.

Fonte: Jornal Entre Rios.

Nenhum comentário: