Cheia do Rio Paraíba do Sul saiu no jornal O Globo.

A desgraça da cheia em Paraíba do Sul saiu no jornal O Globo na tarde de hoje. Confira a matéria:


RIO - Na manhã desta terça-feira, os municípios de Belford Roxo, Paraíba do Sul e Barra do Piraí informaram ocorrências mais graves em função da forte chuva que atingiu vários pontos do estado ontem. A água também comprometeu as cidades de Volta Redonda e Barra Mansa. Segundo a Coordenação da Defesa Civil estadual, em Belford Roxo, os deslizamentos de terra nos bairros Shangrilá Rosa e Shangrilá Barro deixaram 19 desalojados. Em Paraíba do Sul, 86 moradores ficaram desabrigados. Em Barra do Piraí, houve estragos no Centro e em pelo menos seis bairros do município, onde 95 estão desabrigados.

O Rio Paraíba do Sul transbordou e as ruas do entorno ficaram inundadas. O coordenador da Defesa Civil estadual, coronel Marco Vinícius Rossi, constatou que o rio está acima do nível normal. Segundo ele, que sobrevoou a região, em Barra Mansa e Barra do Piraí há vários pontos alagados. Em Volta Redonda, ruas ainda apresentam muita lama e água. Em Barra Mansa, uma casa desabou na tarde de segunda-feira, deixando três crianças e uma mulher de 34 anos soterradas. Elas conseguiram ser resgatadas pelo Corpo de Bombeiros e passam bem. Cerca de 60 militares estão envolvidas no atendimento às vitimas nestas cidades.

Em Barra do Piraí, no bairro Oficinas Velhas, ruas e casas ficaram alagadas. Moradores ilhados usaram até uma boia infantil para se locomover no local. Um carro ficou quase totalmente submerso. A prefeitura da cidade ficou isolada pela água. Funcionários foram liberados, já que não havia como entrar no prédio. O expediente só deve voltar quando o nível da água baixar. O comércio local também fechou as portas.

Perto da ponte Irmãos Di Biasi, no mesmo município, a água do Rio Paraíba do Sul chegou a dois metros e meio acima do nível normal, o que levou à interdição do caminho. A ponte só foi liberada na manhã desta terça-feira. A vazão do rio na barragem de Santa Cecília está em 1.300 metros cúbicos por segundo, 900 a mais do que o normal.  Além do jornal O Globo o site G1 e o Dia Online também fizeram postagens e publicações sobre a cidade.

Nenhum comentário: