EXCLUSIVIDADE!

RETROSPECTIVA 2009/PARAÍBA DO SUL/RJ.

Em JANEIRO o ano começou com a eleição da mesa diretora da Câmara Municipal de Paraíba do Sul e com a posse dos vereadores, do prefeito Gil Leal e do vice-prefeito Canela.
Diferente dos demais prefeitos, Gil Leal optou por fazer sua posse em pleno Jardim Velho, local a céu-aberto, onde toda população poderia prestigiá-lo, ficando marcado na história.
Ao mesmo tempo, o primeiro mês do ano foi um mês de muita desgraça para os marginais do Rio Paraíba do Sul, que foram prejudicados por sua cheia.
Outro episódio marcante foi o anuncio do “Choque de Ordem”, realizada pelo prefeito Gil Leal, onde os secretários municipais, o prefeito, o vice-prefeito e os diretores de escolas tiveram seus salários reduzidos.

Prosseguimos para FEVEREIRO com o pé-esquerdo. A cidade ainda sofria o problema das cheias do Rio Paraíba do Sul. Famílias ainda perdiam tudo.
Em fevereiro o prefeito Gil Leal foi até Brasília atrás de esperança e cobrou dos nossos deputados apoio para a cidade.
No final do mês a Secretaria de Turismo realizou um tradicional carnaval na cidade e os blocos de Carnaval Unidos do Bela Vista, Unidos do Limoeiro e “Arrastão da Liberdade” realizaram suas apresentações.

MARÇO foi um mês de esperança para o povo sul paraibano depois da visita do governador Sérgio Cabral a cidade, que anunciou investimentos no interior do estado do Rio de Janeiro.
Em sua visita, Sérgio Cabral trouxe o Presidente do DETRO, o ex-prefeito Rogério Onofre, para presentear a cidade com R$ 15.000.000,00, que seria destinado à compra dos equipamentos do Hospital do Povo Dona Lindu.
A visita de Rogério encheu a mídia. Todos, inclusive este blog, tinha a dúvida se o “presente” seria um “aviso” ao povo.

Em ABRIL o projeto “Prefeitura no seu bairro” deu inicio na cidade. A Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Benedita da Silva, visitou a cidade e trouxe o projeto “Aqui”.
Os agentes culturais de Paraíba do Sul foram homenageados pelos vereadores mirins em noite de gala no Teatro Municipal Mariano Aranha.
Em Abril também tivemos polêmica quando o Secretário de Turismo, Canela decretou proibida a entrada de carros no Parque Salutaris, método tomado por medida de segurança da população.

Em MAIO foi vez da Viação Werneck se envolver em polêmica depois de várias reclamações feitas pelos usuários do transporte coletivo.
Com manifestações na CMPS a prefeitura Municipal criou uma comissão para apurar as denúncias no Transporte Coletivo.




Em JUNHO tivemos a presença do ex-governador Antony Garotinho, que causou polêmica quando apenas quatro vereadores estavam presentes em sua recepção. A oposição julgou como um boicote o fato.
Nossa cidade, a pedido do Deputado Estadual Édson Albertassi, recebeu um gerador de energia para o Hospital Nossa Senhora da Piedade.
No mesmo mês Rio Manso teve a construção de uma nova praça e de revitalização nas estradas.

Em JULHO a Fundação Cultural recebeu uma bela homenagem do fórum de cultura de Itatiaia, como uma das cidades que mais realiza projetos culturais no estado do Rio de Janeiro.
No mesmo mês a comunidade de Werneck ganhou a 4ª Zona Wi-Fi do projeto “Paraíba Digital”.
Não poderíamos esquecer do encerramento dos trabalhos dos primeiro vereadores mirins.

Em AGOSTO a cidade teve a III Festa do Leite, com apresentações musicais do grupo ‘O Rappa’, Bonde do Forró e muitos outros.
Também tivemos uma série de discussões a respeito da OSCIP, o que causou várias dúvidas, mais no final tudo deu certo.





No mês de SETEMBRO tivemos um belo presente. Uma ambulância UTI 0Km, doada pelo governo do estado. O responsável por oferecer a ambulância foi o Deputado Estadual Édson Albertassi.lêmica em Setembro foi à votação das contas do ex-prefeito Rogério Onofre, que foram aprovadas. Uma grande briga entre os vereadores foi lançada. O Presidente da Câmara, Paulinho Jacaré, foi obrigado a tocar a famosa campainha.


Em OUTUBRO o prefeito Gil Leal anunciou um reajuste salarial aos professores das escolas municipais de 20%.
Aconteceu também à eleição dos novos vereadores mirins da cidade, um projeto de autoria do vereador Marcinho que visa interagir a CMPS com a escola.
No mesmo mês o PEC (Proposta de Emenda a Constituição) foi reprovado pela Juíza do STF. Isso impediu que nossa cidade tivesse o professor Roberto, Joelma Rosalla, Cici e Edgar de Sebollas como novos vereadores.

Mês passado, em NOVEMBRO, tivemos a presença do governador Sérgio Cabral mais uma vez em Paraíba do Sul, onde foi anunciado que em Março seria feito à entrega do tão sonhado Hospital do Povo.
Em novembro também tivemos a realização de um sonho, a ULBRA, que inclusive teve alguns problemas na divulgação.




Em DEZEMBRO foi marcante o projeto Natal da Solidariedade, a edição de mais uma Educação Valorizada e do projeto Depende de Nós, realizado pela 1ª Dama Fátima Costa. O Natal da Solidariedade teve a presença do Deputado Federal Hugo Leal.



 
 
Origem: Escrita.

Fonte: Blog Paraíba do Sul Online.
Redator: André Vieira Salgueiro
Editor de imagens: Jonathan Gumiere
Pesquisadora: Ana Cecília Vieira.

Nenhum comentário: